Subscribe:

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Estudo confirma: games ajudam na queda da criminalidade


Frequentemente, os pesquisadores psicológicos publicam trabalhos que apontam os videogames como violentos, agressivos e com comportamentos anti-sociais. No entanto, um novo estudo sugere que os jogos – tanto violentos como não violentos – na verdade, ajudam a reduzir a criminalidade e violência.

O estudo, intitulado “Understanding the Effects of Violent Video Games on Violent Crime” (Entendendo os Efeitos de games violentos contra a Criminalidade) foi realizado por pesquisadores da Baylor University, Universidade do Texas em Arlington, e do Centro de Informações para a Investigação Econômica Europeia e do Grupo de Pesquisa Comunicações Tecnológicas.

Por um lado, ele apoiou as conclusões de estudos anteriores que ligam jogos violentos a agressão. Por outro lado, porém, descobriu que os jogos realmente reduzem o crime, mantendo potenciais infratores fora da rua e fora de confusões. O estudo chama isto de “efeito de incapacidade” e descobriu que “em geral, games violentos levam à diminuição da criminalidade.”

A noção de que os jogos poderiam reduzir a atividade criminal está ganhando força. Recentemente, a BBC, citando o estudo acima, listou os jogos como uma de suas 10 principais teorias por trás da queda na criminalidade nos EUA, sobre as duas últimas décadas. Outros fatores incluem um declínio na demanda por uso de cocaína, técnicas de policiamento mais inteligentes, taxas de encarceramento mais caras, e a eliminação do chumbo na gasolina, que estava ligada a problemas de lesão cerebral induzida.

Isso é algo que não tem fim. Pessoas sempre criticando os games e esquecendo dos principais patrocinadores da violência… aqui no Brasil por exemplo, eles costumam usar ternos caros, salários altos, empregar toda a família, guardar “trocados” na cueca e ainda reivindicam por aumento…



Nenhum comentário:

Postar um comentário